segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A História da Alcachofra


A alcachofra que se originou no sul da Europa, próximo ao Mediterrâneo no Século XII. No Século XV há relatos que foi começado a ser cultivado também em Nápoles, na Itália e foi introduzido na França no século seguinte por Catherine de Medici ( rainha da França, esposa do rei Henry II). Os alemães introduziram a planta na Inglaterra e ela era encontrada no jardim do rei Henry VIII (na época era rei da Inglaterra, depois se tornou lorde da Irlanda e mais tarde rei da Irlanda). Ela também foi introduzida no Século XIX nos Estados Unidos por imigrantes franceses e espanhóis, os europeus também foram os responsáveis pela vinda da alcachofra ao Brasil quase na mesma época.

Atualmente a alcachofra é cultivada principalmente na França, Itália e Espanha, porém nessas localidades normalmente a alcachofra tem o fruto com uma cor verde. No Brasil, a cor da alcachofra normalmente é roxa (conhecida como Alcachofra Roxa de São Roque) e são tomados certos cuidados para que ela não perca a cor.

Lenda grega a respeito da alcachofra
A primeira alcachofra era uma adorável jovem que vivia na ilha de Zinari.
Um dia o deus grego Zeus foi visitar seu irmão Poseidon e assim que ele emergiu do mar ele viu uma bela jovem mortal. Ela não parecia assustada com a presença de um deus, e Zeus aproveitou a oportunidade para tentar seduzí-la. Ele ficou tão encantado com a jovem, com o nome de Cynara, que até decidiu fazê-la uma deusa, para que assim era pudesse morar perto de sua casa, em Olympia. Cynara concordou e Zeus antecipou a cerimônia, aproveitando enquanto sua esposa Hera, estava ausente. Porém, Cynara logo sentiu falta de sua mãe e ficou doente. Ela então voltou escondida para o mundo dos mortais para uma breve visita. Depois que ela voltou, Zeus descobriu seu ato e enfurecido ele a mandou de volta para a Terra e a transformou na planta conhecida como a alcachofra.

Fonte: Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário